A Cidade

A cidade de Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais. Ela teve a sua fundação datada em 12 de dezembro de 1897. Contudo, a região começou a ser explorada em 1701 pelo bandeirante João Leite da Silva Ortiz, que estava em busca de ouro. Após isso, ele ficou admirado com o clima e a paisagem do local, o que o motivou a criar o povoado Curral del Rey e se estabelecer ali. Em virtude disso, com o desenvolvimento da localidade, o arraial deu origem à um distrito, que em 1889 , passou a ser denominado de Belo Horizonte.

FOTO DO CURRAL DEL REY NO FINAL DO SÉCULO EM MEADOS DO FINAL DO SÉCULO XIX

Ademais, segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possuía uma quantidade de, aproximadamente, 2 501 576 habitantes e uma área de 330,9 km². Em paralelo a isso, de acordo com o Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2010, Belo Horizonte teve o Índice de Desenvolvimento Humano avaliado em 0,810, o que é considerado como muito alto. Além disso, o Índice das 100 Maiores e Melhores Cidades do Brasil (BCI 100) realizado pela Delta Economics & Finance em 2015, apontou Belo Horizonte como sendo a melhor capital do país.

A posteriori, o prefeito da cidade é o empresário Alexandre Kalil. No quesito econômico, Belo Horizonte é a terceira metrópole do Brasil. Sob essa ótica, possui uma notoriedade no setor automotivo. Outrossim, também possui destaque nas esferas da indústria têxtil, alimentícia, metalúrgica, de materiais elétricos e na construção civil. Já no prisma cultural, a capital possui vários espaços artísticos e eruditos como é o caso do Cine Theatro Brasil Vallourec, o Palácio das Artes e o bairro de Santa Tereza, que foi o berço para grandes expoentes no âmbito musical, como é o caso das bandas Skank, Sepultura, 14 Bis e o tradicional Clube da Esquina

CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC

Como desdobramento dessa temática descritiva da cidade, Belo Horizonte também desponta fortemente no ramo gastronômico. Com base nisso, no ano de 2019, ela foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como “Cidade Criativa da Gastronomia”. Também, o município possui o apelido de capital mundial dos bares por conter cerca de 9500 estabelecimentos cadastrados, segundo um levantamento feito pela prefeitura em 2017. Por meio disso, concursos como o Comida di Buteco aparecem como um realce da verdadeira culinária mineira. Demais, comer um fígado com jiló e apreciar um queijo no Mercado Central ou até mesmo degustar um Kaol (“kachaça”, ovo e linguiça) no Café Palhares se tornaram elementos importantes da herança belorizontina.

MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE

Sob o enfoque desportista, é de suma importância ressaltar que Belo Horizonte possui relevância em variados esportes. A principal ênfase das práticas esportivas se dá no futebol de campo. Com base nisso, as principais equipes que despontam como as maiores da cidade são o Clube Atlético Mineiro, o Cruzeiro Esporte Clube e o América Futebol Clube. Nesse contexto, o maior estádio de futebol do município, sendo também o que possui maior capacidade de público do estado é o Mineirão. Além disso, a Arena Independência também possui um memorável valor histórico para o futebol mineiro.

Sob a perspectiva maçônica, a cidade detém a sede das obediências maçônicas do estado como a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, o Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais e o Grande Oriente de Minas Gerais. Já na Ordem DeMolay, ela apresenta o polo central do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais.

Por fim, é de extrema relevância ressaltar que Belo Horizonte é um lugar que possui um valor imensurável para cada cidadão habitante. Em meio a isso, por ser um local rico em memórias e marcos, infelizmente é impossível de se apresentar todos eles nessa apresentação sintética sobre a cidade. Em virtude disso, algumas localizações como a Praça do Papa, que foi visitada pelo Papa João Paulo II em 1980, a Lagoa da Pampulha, entre outras, não conseguiram ser efetivamente abarcadas, o que não diminui o valor grandioso de cada uma. Já dizia a pensadora Jane Alves Leal, “Belo Horizonte, quando de ti distante, querer voltar é pensamento constante.”

LAGOA DA PAMPULHA COM VISTA PARA O ESTÁDIO GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO (MINEIRÃO) E O ESTÁDIO JORNALISTA FELIPE DRUMMOND (MINEIRINHO)